Promoção de saúde bucal em oncologia infantil

O tratamento oncológico requer ótimas condições de saúde bucal, porém, nem todos os pacientes com câncer têm acesso ao tratamento odontológico. Condições precárias de saúde bucal podem impedir a terapia adequada para o tratamento, como também ocasionar a interrupção deste. Daí a importância de um dentista na equipe multidisciplinar ou interdisciplinar da terapêutica do câncer, para planejar todo o tratamento odontológico dos pacientes.

A quimioterapia induz efeitos colaterais na cavidade bucal em 40% dos pacientes, aumentando para 90%, em crianças com idade inferior a 12 anos. O atendimento odontológico de pacientes com câncer tem o objetivo de prevenir e tratar efeitos colaterais, advindos da quimioterapia e/ou radioterapia de cabeça e pescoço, de forma a contribuir para a saúde geral e mental do indivíduo.

Os tratamentos oncológicos interferem bastante na qualidade de vida dos pacientes, por serem muito agressivos e desgastantes, dessa forma, deve-se trabalhar de maneira integrada com outras áreas da saúde. Quando se fecha um diagnóstico oncológico, cuidados adicionais em relação à saúde bucal devem ser instituídos, porém, nem sempre isso é possível, pela dificuldade de acesso a um tratamento odontológico, por parte da família, ou por ignorância dessa importância da saúde bucal para a manutenção da saúde geral.

Os pacientes oncológicos devem receber acompanhamento odontológico, uma vez que, os tratamentos quimioterápicos e radioterápicos causam vários efeitos colaterais na cavidade oral. Tais efeitos são: mucosite (inflamação da mucosa) - efeito mais comum, osteorradionecrose (complicação da radioterapia), cárie de radiação e diminuição do fluxo salivar, presentes ou não, em maior ou menor quantidade, de acordo com o organismo do paciente.

O ideal é que todo o tratamento odontológico seja realizado previamente à quimioterapia e/ou radioterapia de cabeça e pescoço, com o objetivo de eliminar todos os focos infecciosos, que possam vir a causar complicações, de acordo com o tratamento a ser realizado. Visitas regulares ao dentista, durante todo o tratamento oncológico para prevenção, são importantíssimas para manter a cavidade oral livre de infecções, auxiliando no sucesso da terapêutica oncológica. Pacientes de alto risco à cárie devem ser submetidos a extrações dentárias, sendo feitas com, no mínimo, duas semanas de antecedência ao início da radioterapia de cabeça e pescoço, a fim de evitar a ocorrência de osteorradionecrose (necrose óssea).

Durante e após o tratamento oncológico, devemos tomar algumas precauções, com relação ao tratamento odontológico, uma vez que, a quimioterapia diminui a capacidade imunológica do paciente, dificultando a cicatrização, ocorrendo sangramentos abundantes e deixando os pacientes mais susceptíveis às inflamações e infecções. Antes de qualquer intervenção, deve ser solicitado um hemograma, com até 24 horas de antecedência.

A presença de uma equipe odontológica, no local onde as crianças são acolhidas, como nas instituições de apoio (ONGs), durante e após seu tratamento contra o câncer, pode contribuir para o prognóstico da doença, melhoria da saúde bucal da criança, auxiliando também na qualidade de vida e autoestima dos pacientes.

Por Simone Norat Campos - Dentista Casa Durval Paiva - CRO/RN 1784

Artigos Relacionados