ENEM: Uma perspectiva de resgate a cidadania do paciente com câncer

No Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é um dos processos seletivos mais concorridos, entre os estudantes concluintes da educação básica, por se tratar de uma importante via de acesso aos cursos de nível superior, em instituições públicas e privadas de todo o país.

A Política de Acessibilidade e Inclusão do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, em parceria com a Fundação Cesgranrio, responsável pela organização do Exame, garantem o atendimento especializado, nos dias de aplicação das provas, aos participantes hospitalizados, em situação de adoecimento - público alvo das classes hospitalares, desde que informem essa condição, no momento da inscrição, para realização da prova nas instalações do hospital e/ou casas de apoio, que disponham de ambientes adequados para aplicação das provas.

Na edição 2022 do ENEM, a Casa Durval Paiva, por meio do serviço educacional da Instituição, solicitou o serviço de aplicação de prova especial para 3 pacientes, estudantes da Classe Hospitalar, e recebeu a visita da equipe da Cesgranrio para avaliar os espaços físicos disponíveis e conceder a essas estudantes o direito de prova especial, que serão aplicadas na própria instituição.

Dentre as alunas participantes, uma é paciente oncológica, diagnosticada com Leucemia, recém transplantada e, nas duas últimas edições, teve a sua solicitação de prova especial indeferida, por esse motivo, não pode realizar o exame, pois nos dias de aplicação das provas, estava em vigência de quimioterapia e não podia frequentar espaços com grande circulação de pessoas. Ter a concessão da prova especial, em 2022, foi um grande ganho e garantia da perspectiva de acesso ao nível superior, pois ela quer concorrer a vaga de medicina.

O câncer, por ser uma doença crônica, impõe modificações na vida do adolescente, exigindo readaptações, frente à nova situação, e estratégias para o enfrentamento da doença, visto que o adoecimento atinge dimensões biopsicossociais. 

A tarefa de estabelecer a rotina escolar do adolescente, durante o processo de adoecimento, exige compreensão das diferentes respostas físicas e emocionais, pois a vivência é permeada por sentimentos de incertezas e mutilações, que extrapolam as condições físicas.

Nesse sentido, para fazer com que os alunos adolescentes possam resgatar sentimentos de esperança, felicidade e otimismo, enfatizando a importância da educação para o desenvolvimento da cidadania, colocou-se em prática a busca por essas parcerias, para garantir o direito desses pacientes de realizar o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2022, de forma especial.

Por Sandra Fernandes da Costa - Coordenadora Pedagógica Casa Durval Paiva

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