Saúde Mental: Casa Durval Paiva inicia projeto “Construindo Emoções”

Saúde Mental: Casa Durval Paiva inicia projeto “Construindo Emoções”

A Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva atua no Rio Grande do Norte, há 27 anos, no suporte psicossocial de crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas e suas famílias, promovendo a qualidade de vida e exercício da cidadania.

Segundo dados da OPA (Organização Pan-Americana de Saúde), as condições de saúde mental são responsáveis por 16% da carga global de doenças e lesões, em pessoas com idade entre 10 e 19 anos. Em todo o mundo, a depressão é uma das principais causas de doença e incapacidade entre adolescentes, sendo o suicídio a terceira principal causa de morte, entre adolescentes de 15 a 19 anos.

O projeto “Construindo Emoções” vai realizar ações para promoção à saúde mental, prevenção e enfretamento aos distúrbios comportamentais como, por exemplo, ansiedade, depressão, automutilação e comportamento suicida, através da sensibilização dos adolescentes e seus acompanhantes, ambos assistidos pela Casa Durval Paiva. 

O público alvo será a faixa etária de 11 a 19 anos e seus acompanhantes (pais ou responsáveis), oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com foco no debate e esclarecimentos sobre esta temática, através da dinâmica de intervenções grupais, que visem uma melhoria na qualidade de vida e na saúde mental, além de oficinas terapêuticas, que buscam o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos adolescentes. 

Conheça mais ações e projetos realizados pela Casa Durval Paiva, através do www.casadurvalpaiva.org.br/projetos ou pelas nossas redes sociais (@casadurvalpaiva). 

Notas relacionadas