O processo de adoecimento oncológico e o suporte do setor de psicologia

O câncer infantojuvenil é a denominação do grupo de doenças não contagiosas, que atingem crianças e adolescentes, entre 0 e 19 anos. Esses grupos têm em comum o crescimento desordenado de células anormais e que podem aparecer em qualquer local do organismo.

O diagnóstico positivo ocasiona uma desorganização familiar e uma desestruturação na vida dos pacientes acometidos, diante do cenário de descoberta do câncer, as primeiras impressões e sensações são as que assustam, como mostra em uma pesquisa, sendo elas 20% dos familiares vivenciaram desespero; 21% medo da morte; 39% solidariedade; 22% ciúmes; 19% desprezo e 56% sofreram alterações nas rotinas.

O processo do adoecimento é árduo e longo, visto que, será necessário tratamento adequado, tempo, esforços, apoio multiprofissional e familiar.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Sendo assim, o setor de psicologia da Casa Durval Paiva visa acolher e acompanhar pacientes e familiares em suas demandas emocionais e psicológicas, que sejam determinantes para seu bem-estar diário, durante o tratamento oncológico ou hematológico, avaliando e aplicando intervenções que melhor o auxiliem, promovendo, assim, uma melhoria na qualidade de vida de maneira geral.

Levando em consideração que o fazer do profissional do setor em questão utiliza diferentes atividades, sejam elas: busca ativa, acolhimento e acompanhamento psicológico individual, tanto na CDP, como na unidade da LIGA - a Policlínica, ou em algum outro hospital, caso necessário; grupos de crianças, adolescentes e acompanhantes, com temas voltados para a saúde mental, realizando a psicoeducação, articulação e integração com toda a equipe multiprofissional, que vai utilizar os diversos espaços físicos da instituição para desenvolvimento do trabalho.

Por Jéssyca Martins Barros Costa - Psicóloga Casa Durval Paiva - CRP 17/4123

Artigos Relacionados