No dicionário, doar significa “transferir gratuitamente a outra pessoa, de forma legal, um bem, quantia, imóvel ou vantagens, etc, que antes era de sua posse”. Contudo, doar é muito mais do que isso.
Doar, literalmente, nos faz sentir bem. O ato de doar contribui efetivamente com a transformação para o melhor da sociedade, das instituições e, principalmente, das pessoas. A doação pode ser com dinheiro, tempo, talento, roupa, brinquedo, comida ou o que você quiser. É um ato de desapego, renúncia, entrega e amor ao próximo.
Ao longo dos seus anos de existência, a Casa Durval Paiva vem mostrando como essa pequena palavra conseguiu transformar a vida de milhares de famílias. Em 2020, através da sua equipe multidisciplinar, composta por assistente social, dentista, fisioterapeuta, psicóloga, nutricionista, terapeuta ocupacional, pedagoga, farmacêutica e setor de diagnóstico precoce, foram realizados mais de 12.500 atendimentos.
Aliado a isso, a instituição ofereceu aos seus acolhidos mais de 28 mil refeições e 4 mil hospedagens, com traslado para consultas, exames e cuidados médicos. Como forma de ajudar na nutrição dos pacientes e seus familiares, a Casa Durval Paiva distribuiu cerca de 2 mil cestas básicas completas. Tudo isso, graças às doações recebidas, financeiras ou não financeiras.
Em conjunto ao atendimento direto, prestado aos pacientes, a instituição também preza e pensa no futuro dos acompanhantes, através da realização de cursos profissionalizantes, por meio da Casa dos Ofícios, onde eles aprendem uma profissão e podem constituir uma fonte de renda para toda a família. Além disso, todos os acompanhantes têm direito a consultas com a equipe técnica, durante sua estadia na Casa Durval Paiva.
Como sua vertente de apoio social, a Casa Durval Paiva promove, há 25 anos, o Projeto Vida, que já garantiu acesso a uma habitação segura e saudável, para mais de 230 famílias, com a reforma ou construção de novas moradias. Contribuindo para a qualidade de vida de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer e doenças hematológicas crônicas, bem como, para os seus familiares.
Em reconhecimento a esse trabalho prestado pela instituição e por sua transparência na gestão dos recursos e na demonstração de resultados, a CDP foi eleita a Melhor ONG do Nordeste, em 2017, e a Melhor ONG do Brasil, em 2018, pelo prêmio “Melhores ONGs” do Instituto DOAR. Em 2020, recebeu a importante Certificação Padrão Doar de Gestão e Transparência.
No processo de captação de recursos, por meio de editais, a instituição já foi contemplada com projetos aprovados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (CONSEC) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Natal (COMDICA), Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). Através do Programa Lei Djalma Maranhão de Incentivo à Cultura, garantiu recursos advindos do Banco do Brasil; pelo Programa Lei Câmara Cascudo, recursos do Instituto Neoenergia. Além disso, teve a contribuição de instituições como Fundação Abrinq, Volkswagen e Criança Esperança
A Casa investe na melhoria de vida das famílias assistidas por meio de projetos sociais, além de oferecer hospedagem, alimentação, mediação no atendimento médico hospitalar, encaminhamentos e locomoção para exames e consultas. Quer ajudar crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas?
Nossas maiores necessidades não-financeiras são:
Todos esses itens são de extrema importância aos pacientes e acompanhantes hospedados para tratamento. As doações podem ser entregues na Casa Durval Paiva, que fica na Rua Professor Clementino Câmara, 234 – Barro Vermelho (Ver no mapa). Se preferir agendar por telefone, basta ligar para o (84) 4006-1600.
Outra forma de contribuir:
Bazar do Caquito
O Bazar do Caquito é um espaço onde buscamos conseguir recursos para potencializar as ações da Casa Durval Paiva. Nele, temos vestuário, calçados, acessórios e itens de cama, mesa e banho, os quais recebemos como doação de pessoas físicas e jurídicas, além das camisetas da nossa grife e dos produtos confeccionados pelos acompanhantes dos pacientes, produzidos junto à Casa dos Ofícios – espaço destinado para capacitação de mães e pais.
Nosso objetivo é fomentar os recursos da Casa Durval Paiva e, assim, poder elevar o número de pessoas que têm o conhecimento dos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, principal campanha da Instituição. Faça-nos uma vista! Funcionamos de segunda a sexta, das 08h às 12h e das 14h às 18h.
Inicialmente, um grupo de voluntários-fundadores abraçou a luta contra o câncer infantojuvenil com o objetivo e a missão de oferecer dignidade e qualidade de vida a todos os pacientes e acompanhantes atendidos pela Casa Durval Paiva e, até hoje, esse mesmo grupo atua como dirigentes da Instituição.
Ao longo dos anos, muitos cidadãos passaram pela Casa de forma voluntária, atuando em diversos setores, exercendo várias funções e trazendo, dessa forma, solidariedade e amor à causa. Os conhecimentos adquiridos em suas jornadas uniram forças ao corpo de funcionários com a finalidade de dar o suporte necessário e transformar a história de muitas famílias.
O voluntariado é essencial para a continuidade das ações da Casa Durval Paiva. Agende uma visita e saiba como você pode ajudar dedicando algumas horas do seu dia ou da sua semana.
Seja um voluntário e faça parte da nossa História!
Ligue para (84) 4006-1600 ou entre em contato pelo e-mail: relacionamento@casadurvalpaiva.org.br e saiba como se unir a nós! Você será muito bem-vindo
A Casa Durval Paiva conta com um auditório moderno e confortável, sendo a opção ideal para a realização do seu evento! Oferecemos todo o equipamento de áudio e vídeo sem custos extras e, o mais importante, sua locação contribuirá com as ações da Casa em prol da cura do câncer infantojuvenil.
O espaço possui 80 lugares com poltronas confortáveis, podendo acolher até 100 pessoas com a inclusão de cadeiras. É equipado para uma apresentação ou reunião de sucesso.
Na área externa, dispomos de banheiros masculino e feminino e um hall para estrutura de coffee-break.
Reservas e informações: (84) 4006-1600