Natália Cavalcanti
Nutricionista – Casa Durval Paiva
CRN6 11467
O setor de nutrição e dietética desenvolve o projeto “Educando para Nutrir”, com os pacientes assistidos pela Casa Durval Paiva. A proposta reflete o trabalho de forma interdisciplinar, lúdica e de vivência quanto à alimentação saudável. Dessa forma, apresenta os alimentos como extensão do tratamento, identifica preferências alimentares dos pacientes e incentiva um método educativo, que favorece a prática alimentar como estilo de vida saudável dos alunos e da família, de forma terapêutica.
O projeto é desenvolvido por nutricionista, que promove educação alimentar aos usuários, explanando sobre a importância e valor nutricional de uma alimentação balanceada, como extensão do tratamento. Para alcançar os objetivos propostos são realizadas oficinas, com preparação culinária manipulada pelos próprios pacientes, incluindo aula passeio, para vivenciar a fabricação de alimentos industrializados; acesso multimídia; plantio de horta orgânica para transmitir conhecimento e motivar os usuários a adquirir hábitos alimentares saudáveis, visando a qualidade vida. Incluindo rodas de conversas, com a oportunidade de proporcionar momentos de fala e escuta sobre o contexto de alimentação do aluno e sua família, dialogando sobre a prática e teoria, abordando temas relacionados a educação nutricional, vivenciando a realidade cotidiana da instituição e rotina dos pacientes.
Colocar em prática dinâmicas de hábitos alimentares saudáveis, em ambiente educacional, é uma estratégia para incentivar as refeições saudáveis, desde a infância. Dentre outros comportamentos que aumentam a saúde e bem-estar do indivíduo ou grupo, sendo um fator determinante na prevenção das deficiências nutricionais, no caso, este grupo de usuários assistidos.
Ao entender a importância de consumir alimentos de qualidade e trocar os industrializados por ingredientes frescos e equilibrados, o indivíduo é incentivado a fazer boas escolhas em diferentes ambientes, tanto na escola, quanto em casa. Ao associar os alimentos com uma saúde de qualidade, a relação do jovem com a dieta se transforma e eles absorvem a importância de manter os hábitos em todas as refeições.
O acompanhamento diário por profissional nutricionista, durante o tratamento, detém complicações no processo, como o alto risco de desnutrição em pacientes oncológicos e hemorragia em hematológicos. No contexto escolar, os alunos têm a oportunidade de experimentarem novos alimentos e preparações, além de estender essas descobertas para o ambiente familiar. A prática busca uma mudança nas escolhas, estimulando transições, que podem ser mantidas a longo prazo. Ou seja, as práticas escolares são essenciais para uma alimentação saudável no desenvolver da vida.