A classe hospitalar oncológica e a inclusão do estudante com deficiência

A classe hospitalar oncológica e a inclusão do estudante com deficiência

A classe hospitalar oncológica e a inclusão do estudante com deficiência

Sandra Fernandes da Costa

Coordenadora Pedagógica – Casa Durval Paiva

A Casa Durval Paiva é uma instituição que acolhe crianças e adolescentes com câncer e, dentro dos serviços ofertados, dispõe do serviço educacional, vinculado a Secretaria Estadual de Educação – SEEC/RN, tendo como referência a Lei Estadual Nº 10.320/2018.

As classes hospitalar e domiciliar da Casa Durval Paiva são espaços onde são realizados o processo de escolarização dos pacientes, respeitando as limitações impostas pelo câncer e por todo período de hospitalização, em função do tratamento.

Contudo, percebe-se que, ultimamente, em paralelo ao tratamento oncológico, é crescente o número de pacientes que chegam com alguma deficiência ou transtorno associado ao câncer, necessitando de atendimento educacional específico, com uma sala de aula inclusiva, onde o aluno deve ser respeitado e estimulado a aprender de acordo com as suas capacidades singulares.

Para atender essa demanda, os professores precisam se debruçar em pesquisas que subsidiem seu fazer, com estratégias de atendimento, adaptando conteúdos e atividades que estimulem a aprendizagem.

Assim, é de fundamental importância o papel das escolas, onde os pacientes estão matriculados, para que sejam parceiras e contribuam com a adaptação do conteúdo e as atividades que são enviadas para ser ministrado na classe hospitalar, principalmente, para o estudante com uma condição específica de atendimento, que é o caso do aluno com deficiência.

A adaptação curricular é um direito do estudante com deficiência e está prevista legalmente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, onde “pressupõem que se realize a adaptação do currículo regular, quando necessário, para torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos. Não um novo currículo, mas um currículo dinâmico, alterável, passível de ampliação para que atenda realmente a todos os educandos.” (2018, p.33)

Assim, reforçamos o compromisso com a educação especial e o importante papel na formação e desenvolvimento dos estudantes hospitalizados, no que diz respeito em minimizar as diferenças e proporcioná-los a inclusão no sistema educacional, por meio do Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar, ofertado pela Casa Durval Paiva.

REFERÊNCIAS:

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), 2018.

LEI Nº 10.320, Programa de Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar nas unidades da Rede Estadual de Saúde, 2018.