A alimentação saudável, equilibrada e balanceada é fundamental para um bom desempenho da saúde, do bem-estar físico, mental e social do indivíduo, adquirido por meio do equilíbrio da qualidade e quantidade dos nutrientes, obtidos através dos alimentos nas refeições diárias, sendo esta alimentação atrativa e saborosa, pois o ato de se alimentar é um dos prazeres da vida.
É importante destacar que em cada fase da vida haverá uma necessidade nutricional. Na infância deve-se fornecer uma alimentação que satisfaça o paladar e atenda as necessidades nutricionais para prevenir doenças e colaborar no sentido do seu perfeito desenvolvimento. Já na fase da adolescência é preciso uma dieta mais calórica, em virtude do metabolismo desta fase ser maior.
A manutenção do organismo ocorre através da ingestão dos nutrientes. Desta forma, a dieta saudável é de extrema importância também durante o tratamento quimioterápico ou radioterápico dos pacientes oncológicos.
As crianças e adolescentes seguem os hábitos alimentares da família, ou seja, este hábito é passado de pai para filho. Durante as consultas das avaliações e acompanhamentos nutricionais realizados junto aos pacientes da Casa Durval Paiva observamos que, geralmente, não existe o hábito de uma alimentação saudável e equilibrada nas residências dos pacientes. Daí a importância da conscientização nutricional junto às crianças, adolescente e seus responsáveis sobre os benefícios de dessa alimentação.
Normalmente, os pais e responsáveis precisam mudar os hábitos alimentares para que as crianças e adolescentes possam ter mais qualidade de vida. Estas mudanças podem ocorrer de forma lenta, com a retirada de alguns tipos de alimentos da dieta, como as frituras (salgadinhos, hambúrguer, batata frita); as guloseimas (pirulitos, refrigerantes, balas, bolos industrializados, salgados empacotados) e os condimentos e temperos industrializados, que possuem em sua composição nutricional conservantes e corantes; estes, por sua vez, causam males à saúde, principalmente para crianças e adolescentes que precisam ter um bom aporte nutricional para vencer os desafios dos tratamentos oncológicos, e ainda substituir estes alimentos por frutas, cereais, verduras, alimentos integrais, sucos naturais, entre outros.
Na fase de tratamento, é necessário que o paciente tenha uma alimentação que garanta a manutenção do vigor, evitando, dessa maneira, a degradação dos tecidos do corpo e ajudando a reconstruir os tecidos atingidos pelo tratamento de quimioterapia ou radioterapia. Quando não se ingere a quantidade necessária ou o tipo adequado do alimento, o organismo usa os nutrientes que estão depositados para servir de fonte de energia, o resultado deste processo faz com que as defesas naturais enfraqueçam e o organismo não consiga evitar e combater as possíveis infecções.
Os benefícios da alimentação saudável podem ser comprovados na medida em que auxiliam o paciente oncológico a ter uma resposta positiva durante e após o seu tratamento. Seguindo uma boa orientação nutricional e se adaptando as boas mudanças da dieta, o organismo do paciente sentirá os efeitos da dieta balanceada e equilibrada, contribuindo para o processo de sua reabilitação.
Escrito por Ana Paula Azevedo Ferreira de Sousa.