A hemofilia é uma das mais comuns coagulopatias (distúrbio da coagulação sanguínea) hereditárias e deve ser detectada antes que qualquer tratamento odontológico seja realizado porque portadores dessa patologia apresentam alto risco de sangramento na cavidade bucal, principalmente, após procedimentos cirúrgicos. A cavidade oral é ricamente vascularizada e, por isso, há um grande risco de sangramento. Quanto mais cedo ocorrer a educação para cuidados com a cavidade bucal evita-se a necessidade de procedimentos invasivos no futuro.
O tratamento odontológico deve ser considerado um tratamento eletivo e ocorrer em sincronismo com o tratamento médico, devendo haver sempre comunicação constante entre os dois ou mais profissionais envolvidos. No entanto, alguns pacientes negligenciam sua saúde bucal devido ao medo de sangrar durante a escovação dental e uso do fio dental. Tal negligencia pode aumentar o risco de inflamação na gengiva e causar a doença cárie. Se forem observados aspectos preventivos e o paciente for bem controlado dificilmente ocorrerão hemorragias gengivais.
Constatamos no atendimento aos pacientes hemofílicos ser imprescindível o aconselhamento aos pais sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal para prevenir as doenças dentais, de forma que a necessidade de tratamento mais invasivo seja mínimo, proporcionando menos riscos e melhor qualidade de vida a esses pacientes.
Escrito por Eloisa Alexsandra Lopes – Dentista – Casa Durval Paiva – CRO/RN 3663.