Ao receber o diagnóstico do câncer, algumas alterações e rupturas acontecem na vida da criança ou adolescente. Alterações essas que vão desde os aspectos emocionais, físicos e psicológicos a mudança de rotina e convívio social.
Quando o aluno é reinserido no ambiente escolar por meio da classe hospitalar/domiciliar essa retomada à rotina e ao convívio social é feita gradativamente, por meio de tarefas realizadas em sala.
Sempre permeadas pelo lúdico, com o objetivo não só educacional, mas também terapêutico, os educandos em atendimento domiciliar seguem uma rotina com exercícios variados, dentre eles; aulas de informática, desenho e passeio terapia.
O passeio terapia é uma atividade desenvolvida externamente e vivenciada quinzenalmente com as crianças e adolescentes atendidos pela instituição. Com foco no acesso à cultura e lazer, é possível integrar temas propostos em sala com a realidade de vida dos alunos, proporcionando novos conhecimentos de mundo, aprendizagem significativa, inclusão social e momentos prazerosos fora da rotina de tratamento.
Essa atividade permite ao professor fazer várias observações com relação a níveis de aprendizagem, tipos de comportamento e expressões de sentimentos, como nos seguintes relatos: Durante a visita em uma horta, observamos claramente o aluno X em silêncio e um pouco afastado dos demais, contemplando cada detalhe do lugar, em um momento bastante reflexivo. Isso aconteceu porque o aluno oriundo de um dos interiores do Estado, enquanto saudável, tinha esse hábito (plantar, colher e cuidar da terra) com o diagnóstico e tratamento do câncer essa rotina foi completamente alterada, porém, por meio do passeio terapia, foi proporcionado ao educando esse momento de resgate em sua vida, trazendo bem estar e trocas de relatos com o professor.
Em outra situação, o aluno Y em visita a um planetário, sentiu-se incomodado com o ambiente um pouco escuro, necessitando do apoio do educador. Na mesma semana, com a ida a um ambiente semelhante à reação foi oposta, isso mostra a importância de agregar na rotina de crianças e adolescentes a vivência e o conhecimento de outros espaços.
Assim, tem-se constatado cada vez mais a importância do passeio terapia na vida das crianças e adolescentes em tratamento oncológico, tendo em vista que a visitação realizada aos espaços muita vezes não faz parte da sua rotina, por questões culturais, socioeconômicas e até mesmo de acessibilidade.
Patrícia Marques de Barros
Pedagoga – Casa Durval Paiva