A INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS PEDIÁTRICOS – 2012

A INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS PEDIÁTRICOS – 2012

A INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS PEDIÁTRICOS – 2012

A tecnologia digital busca estruturar, desenvolver e potencializar a forma de comunicação da sociedade do século XXI, tornando a Inclusão digital uma necessidade social que facilita, viabiliza e possibilita as crianças e adolescentes com câncer uma participação ativa na sociedade na qual estão inseridos. À medida que aumenta a necessidade social da inclusão digital, como forma de comunicação, a mesma torna-se mais abrangente, democrática e popular, facilitando sua incursão no processo de inclusão social.

Faz-se necessário que o sistema educacional ofereça às crianças e adolescente os recursos tecnológicos existentes na sociedade digital, a fim de que tenham a oportunidade de inseri-los em sua rotina, agregando essa experiência ao seu universo em constante formação.

Esses recursos são ferramentas eficazes que podem aperfeiçoar o processo educacional já existente. A utilização das novas tecnologias, no processo educativo, cria novas formas de ensinar e aprender, trazendo à educação características inovadoras capazes de motivar professores e alunos, sendo bastante significativas para o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da possibilidade de execução na construção do conhecimento.

Observamos na vivência do laboratório de informática da Casa Durval Paiva que as crianças e os adolescentes descobrem junto ao computador diversos recursos educativos que ajudam no seu aprendizado. As crianças jogam e fazem atividades escolares com mais facilidade e têm um ótimo domínio do equipamento e dos programas, da mesma forma, os adolescentes fazem pesquisas escolares e buscam informações importantes para o seu dia a dia, fazendo do computador uma ferramenta facilitadora para adquirir novos conhecimentos.

Os recursos educativos associados ao uso do computador tornam-se atraentes aos alunos, e sua utilização deverá provir de suas realidades, contando com elementos que façam parte de sua vida diária e que, além disso, sejam causadores de impacto e despertadores de interesse.

Portanto, o grande desafio da inclusão digital na educação infantil dos pacientes oncológicos não reside apenas na aquisição dos equipamentos e recursos tecnológicos, se faz necessário realizar atividades para que eles mesmos possam desenvolver suas habilidades e potencialidades no contexto digital, visando a sua reinserção social e contribuindo para o sucesso do seu tratamento.

Escrito por Charles Oliveira.