Fisioterapia x Força de vontade

Câncer é um termo que se refere a mais de 100 tipos diferentes de doenças malignas, que têm, em comum, o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos ou órgãos à distância. Estas células se multiplicam rapidamente e podem ser incontroláveis, causando a formação de tumores, com capacidade de espalhar-se para outras regiões do corpo (metástases).

O tratamento do câncer é prolongado, com vários períodos de internação, consultas e repetição de exames. É, de certa forma, um tratamento agressivo, no qual, dependendo do caso, o paciente se submete a cirurgia, quimioterapia e radioterapia, precisando enfrentar seus efeitos indesejados. Por isso, o paciente se afasta de suas atividades na escola, do convívio com familiares, amigos, da prática de esportes e lazer, entre outros.

Tanto a evolução da doença, como o seu tratamento, podem comprometer a função motora dos pacientes, ou seja, podem causar alterações nos movimentos, seja pela presença de dor, diminuição da mobilidade das articulações, diminuição da força muscular, fadiga, alterações na coordenação motora e equilíbrio.

A fisioterapia é uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios do movimento, causados por alterações genéticas, lesões traumáticas e por doenças adquiridas, como é o caso do câncer. Através de recursos específicos, como os exercícios terapêuticos, é planejada a reabilitação do paciente, que vai muito além da melhora de parâmetros, como o grau de força muscular ou aumento do ângulo da mobilidade articular.

Através da fisioterapia, o paciente consegue ter melhora dos aspectos da função motora, mas também consegue ter participação nas atividades, que fazem parte do seu contexto de vida. É muito importante alinhar os objetivos do tratamento com o que o paciente espera e planeja. Por exemplo, o paciente que faz uso de dispositivo auxiliar para caminhar e deseja voltar logo para escola, precisa fazer um treino específico com muletas, simulando os obstáculos, que serão encontrados na escola (batentes, degraus), para que ele possa aproveitar as atividades que acontecem em vários espaços.

Na Casa Durval Paiva, cada etapa da reabilitação é vivenciada com conforto e qualidade de vida. O paciente é incentivado a pensar nas suas possibilidades e a agir para desfrutar de todas elas.

Por Cinthia Moreno - Fisioterapeuta Casa Durval Paiva - CREFITO 83476-F

Artigos Relacionados