O bruxismo é uma atividade parafuncional do sistema mastigatório que inclui apertar ou ranger os dentes, continuamente, tanto no período diurno ou noturno, geralmente de maneira inconsciente. É um problema que afeta muita gente e isso não exclui as crianças. O hábito de ranger ocorre frequentemente durante o sono, períodos de preocupação, estresse e excitação, acompanhados por um ruído notável. Já o apertamento, em geral sem ruídos, é mais comum durante o dia e pode ser considerado mais destrutivo, uma vez que as forças são contínuas e menos toleradas.
O bruxismo infantil pode ser causado por ansiedade e stress decorrentes de diferentes situações às quais a criança é exposta, uma rotina agitada ou uma mudança de rotina, como a chegada de um irmão, a separação dos pais, uma mudança de escola, o tratamento do câncer ou de uma doença hematológica, por exemplo. Além dos motivos emocionais, também pode estar relacionado a diferentes problemas físicos, como a má oclusão ou mordida desalinhada, que pode ser provocada pelo uso excessivo de mamadeira e chupeta, problemas de respiração como asma ou rinite, deficiências nutricionais ou até fatores hereditários.
É de fundamental importância realizar a anamnese completa da criança em ambiente tranquilo, contando com a participação dos pais para obter informações sobre a história médica geral, hábitos, queixa de dor, relacionamento familiar, social e avaliação do perfil psicológico da criança. Existem algumas maneiras de tentar minimizar ou prevenir o bruxismo nos pequenos. Uma delas é incentivar a mastigação desde cedo. Tentar estabelecer uma rotina de atividades que não seja pesada, estabelecer um ambiente tranquilo na hora de dormir para diminuir a tensão e evitar o bruxismo.
O bruxismo infantil pode ser tratado da mesma forma que em adultos, com placa de bruxismo como alternativa para minimizar o atrito entre os dentes superiores e inferiores. Também pode envolver exercícios e técnicas de relaxamentos orientadas por um psicólogo que ajudam a criança a lidar com o estresse, a ansiedade ou a hiperatividade, que são algumas das principais causas de bruxismo infantil noturno.
Eloisa Alexsandra Lopes
Dentista – Casa Durval Paiva
CRO/RN 3663