Patrícia Oliveira Araújo
Arte Educadora da Casa Durval Paiva
O projeto Fazendo Arte realiza ações focadas na inclusão produtiva de mulheres de baixa renda da comunidade do semiárido do estado do RN, através da capacitação através da costura criativa na confecção de peças em tecido, envolvendo diretamente as mães/acompanhantes de crianças e adolescentes em tratamento onco-hemotológico assistidas pela Casa Durval Paiva na cidade de Natal/RN. O mote do projeto surgiu através da necessidade apresentada pelas acompanhantes em dar continuidade ao Curso de Costura Criativa, oferecido anteriormente com a finalidade de desenvolver cada vez mais suas habilidades em costura.
As oficinas desenvolvidas têm como objetivo aperfeiçoar as habilidades de costura dos (as) acompanhantes da instituição, tendo como foco o desenvolvimento de novas aptidões e, com isso, capacitá-los a criar artefatos de uso pessoal ou comercial, abrindo-lhes novas oportunidades de geração de renda. Os alunos possuíam diferentes graus de conhecimento e habilidade. Além das alunas que já haviam feito o curso anteriormente, oferecido em 2018, haviam mães novatas que já haviam adentrado no universo da costura, mas nunca tinham ouvido falar em Costura Criativa, como também, existiam as que nunca haviam sequer usado uma máquina de costura na vida. A maior surpresa encontrada no desenvolvimento das atividades, foi a participação de três homens na turma, pois antes, a sala de artes era frequentada integralmente apenas por mulheres. Apesar das adversidades, os pais mostraram-se bastante curiosos, interessados e muito focados. Um deles, inclusive, mostrou-se muito participativo e habilidoso com as máquinas, e as técnicas de costura, mesmo não tendo nenhum contato com a costura, anteriormente.
Foi notório durante os meses correntes o quanto as atividades desenvolvidas pelos acompanhantes da instituição tiveram uma evolução satisfatória, pois, além de apresentarem maior desenvoltura nas atividades artesanais, desde os procedimentos mais simples, também ficou evidenciado uma maior agilidade em procedimentos mais avançados, visto o fato de estarem dominando as técnicas com mais segurança. O retorno positivo que o projeto alcançou e que irá nos ajudar na sustentabilidade do mesmo, é que algumas acompanhantes investiram seu dinheiro na compra de máquinas de costura, apesar das adversidades econômicas, e isso demonstra o comprometimento e envolvimento que elas tiveram na execução das atividades. Para além disso, conseguimos alcançar um fato histórico dentro da instituição, que foi a participação de três homens na execução das atividades, mostrando que não existem barreiras para o conhecimento, o engajamento e a aprendizagem.
Dessa forma, O Projeto Fazendo Arte trouxe importantes contribuições na área de geração de emprego e renda para o público atendido na Casa dos Ofícios pela Casa Durval Paiva, pois além de auxiliar na promoção da cidadania e respeito à vida das famílias assistidas, contribuiu para a descoberta de novos talentos, consolidou os seus acompanhantes em artesãos, como também, deu a eles a oportunidade de serem protagonistas de seus próprios destinos.