A inclusão digital procura uma maneira para expandir a comunicação de forma rápida, buscando informações em tempo real entre longas distâncias, com o intuito de facilitar e potencializar as oportunidades que possam surgir para as crianças e adolescentes a ter uma participação ativa e envolvente diante da sociedade.
Na atualidade, se faz necessária a participação do sistema educacional em oferecer às crianças e adolescentes os recursos tecnológicos, com o intuito de que tenham a oportunidade de inseri-los e expandir suas atividades de rotina, agregando essa nova experiência ao seu universo em formação, levando o conhecimento adquirido. Reconhecida como a maior ferramenta para se trabalhar com as crianças, a inclusão digital pode aperfeiçoar o processo educacional já existente. A utilização das novas tecnologias, implementadas no processo educativo, cria novas formas de ensinar, oferecendo à educação características inovadoras, motivacionais, onde professores e alunos aumentam sua criatividade, possibilitando assim a construção do conhecimento.
No laboratório de informática da Casa Durval Paiva, crianças e adolescentes descobrem juntos aos recursos tecnológicos e formas educativas que ajudam no seu aprendizado. Através de cursos e dinâmicas que despertam seu interesse na aprendizagem, não só adquirirem conhecimento no uso da ferramenta, mas passam por um processo que as ajuda a desenvolver suas habilidades cognitivas, coordenação motora, raciocínio lógico, percepção, melhorando seu rendimento escolar e lhes dando a capacidade de automatizar alguma tarefa diária, com o uso da inclusão digital, através tablet, smartphones ou computadores.
Com o domínio do uso das ferramentas do computador e o auxilio do instrutor é possível também fazer uso dos recursos para pesquisas, tanto sobre o diagnostico, incentivando a aprendizagem, como também uma melhora em sua qualidade de vida, a partir do que esse paciente passa a descobrir sobre: práticas alimentares, benefícios do diagnostico e tratamento.
Esses recursos, quando atrelados, tornam as aulas mais interativas e sua utilização capacita os pacientes, mesmo diante das dificuldades, a trabalharem elementos que fazem parte de suas vidas e atividades diárias, além disso, faz com que o impacto da descoberta do diagnóstico possa ser reduzido diante da visão de que podem seguir com suas vidas.
Desta forma, o grande desafio enfrentado na inclusão digital para a educação dos pacientes consiste na realização das atividades para que eles mesmos possam desenvolver suas habilidades, potencializar seu conhecimento aproveitando suas oportunidades, visando a sua reinserção na sociedade, contribuir para o sucesso do seu tratamento e oportunizar seu crescimento profissional.
Mayckon Dantas – Analista de TI