O linfoma é o câncer do sistema linfático, que se espalha de maneira desordenada e cresce dentro dos órgãos linfoide, como no baço ou linfonodos. Eles são conhecidos por ínguas, landras e se localizam na axila, virilha e pescoço, formando caroços. Apesar de ser o terceiro câncer mais comum nessa faixa etária, apresenta ótima taxa de cura.
Tipos de Linfoma:
Os principais são linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin. As duas formas de doenças podem acometer tanto adultos, como as crianças;
Linfoma de Hodgkin (LH) representa 6% dos canceres da infância, enquanto o linfoma não Hodgkin (LNH) representa cerca de 7%;
Linfoma de Burkkit apresenta caroços na barriga.
Sinais e Sintomas:
Febre;
Suor noturno;
Cansaço excessivo;
Perda de peso, sem causa aparente;
Falta de ar ou tosse;
Sensação de saciedade;
Aumento do volume abdominal;
Aumento de tamanho dos linfonodos;
Náuseas;
Vômitos.
Detecção precoce:
Através de investigação por exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença.
Diagnóstico:
É feito por meio de biópsia da região afetada, levado para o exame patológico.
Tratamento:
A chave do sucesso envolve a combinação das diversas terapias como quimioterapia, radioterapia, cirurgia e imunoterapia.
Fiquem atentos aos sinais e sintomas em caso de suspeita procure um médico, seu filho tem 80% de chance de cura, se for diagnosticado precocemente e tratado em um centro especializado.
Rilvana Campos Câmara
Coordenadora do diagnóstico do câncer infantojuvenil da CDP.
Referências:
Por Rilvana Campos Câmara – Coordenadora do diagnóstico precoce da CDP
Navegue à vontade! Nosso site não coleta dados sensíveis dos usuários, apenas o Google Analytics armazena cookies para estatísticas de acesso ao site.