O BRINCAR NA VIDA DA CRIANÇA COM CÂNCER: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO – 2011

O BRINCAR NA VIDA DA CRIANÇA COM CÂNCER: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO – 2011

O BRINCAR NA VIDA DA CRIANÇA COM CÂNCER: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO – 2011

Pelo brincar, a criança compreende o seu entorno, aprende o contexto das tarefas cotidianas e desenvolve-se. Entre aquelas em processo de adoecimento, como o câncer, o brincar assume um papel adicional ao ajudá-la no enfrentamento de situações de difícil controle como a internação hospitalar, afastamento da família, da escola e dos amigos e a exposição a procedimentos invasivos e dolorosos.

Podemos observar dentro das atividades multiprofissionais oferecidas pela Casa de Apoio à Criança com câncer Durval Paiva, que as crianças atribuem pouco significado aos possíveis limites do adoecimento nas brincadeiras e jogos. Elas buscam normalizar suas vidas e estão abertas a relacionamentos com seus pares, transformando diferentes cenários em lugares de brincadeiras. Pensando em atender essa necessidade, de maneira a respeitar questões pertinentes a faixa etária, agrupamos as crianças de cinco a onze anos, onde o Lúdico é utilizado como viés principal. Oportunizar espaços para que expressem suas brincadeiras de preferência, é um reconhecimento de que suas necessidades de desenvolvimento fazem parte do plano terapêutico desenvolvido pelos profissionais de Psicologia e Arteterapia, que atuam em conjunto nos encontros do Grupo Lúdico.

Independente do estado de saúde ou doença da criança, o brincar é uma necessidade fundamental para o seu desenvolvimento. Através do brincar ela cria, recria, socializa-se e aprende. O desenvolvimento infantil é compreendido como a capacidade da criança transitar de um nível elementar para um nível elaborado de realização de tarefas e de compreensão do que acontece ao seu redor.

Com o desenvolvimento da criança, gradativamente, as experiências com o mundo e as pessoas são internalizadas e, com isso, ocorre uma transformação no seu comportamento. Desta forma, o ambiente cultural onde a criança vive fornece instrumentos e signos próprios de sua cultura, que ela vai assimilando e transformando seu comportamento pela internalização. Por conseguinte, ela se apropria das formas de comportamento do meio cultural em que vive, da linguagem e dos trejeitos, e passa a desenvolver, como mecanismo de defesa, um conhecimento pelas questões pertinentes a doença e a hospitalização.

Com a evolução do tratamento oncológico nas últimas décadas, o câncer infantil deixou de ter um caráter agudo, com morte inevitável, para crônico com possibilidade de cura. Essa mudança no caráter do câncer infantil contribuiu para uma ampliação na forma de se visualizar a criança com câncer para além dos aspectos biológicos e fisiológicos, incluindo aí a dimensão psicossocial. Nesta perspectiva, são relevantes os estudos que se apóiam na premissa de que o brincar é um direito legal, social e moral da criança e que não deve ser interrompido mesmo durante o tratamento oncológico.

Atualmente, muita ênfase tem sido dada à desospitalização da criança durante o tratamento do câncer, a Casa Durval Paiva é referência dessa alternativa aqui no RN, ela viabiliza o acompanhamento ambulatorial e atende a família de uma maneira integral, observando aspectos culturais deste paciente e de seus familiares e atuando no tocante a socialização dos  membros da família, reforçando a necessidade de explorar o contexto da comunidade em que a criança vive.

As Oficinas Criativas vivenciadas no Grupo Lúdico, sob a mediação da arteterapeuta e da psicóloga, criam condições para que as crianças expressem o que pensam, tomando como ponto de referência a produção artística. O voltar-se para a produção mobiliza o participante a falar de si através do que produziu e daí evoca seus valores e crenças naqueles temas, cujos interesses são comuns.

O expressar das cores, dos traços, o fazer e desfazer dentro das Oficinas tornam as crianças mais seguras, com possibilidade maior de enfrentar seus medos. O grupo passa a ter momentos com maior qualidade nessas interações, onde o espaço de fala e escuta é acolhedor e as produções artísticas são realizadas sem cobrança do estético. “Olha tia o que eu fiz, é pra você” diz: R.,11 anos, portador de Leucemia. Que entregou-me um desenho, com muita segurança de que não seria cobrado por forma, estética ou simetria, ele trouxe apenas um papel pintado de um cor só, de verde, o que para ele expressava a esperança nas vésperas de um transplante.

O brincar desenvolve a imaginação criativa da criança, a socialização com os pares, o aprendizado sobre regras e convivência social. Através da imaginação a criança aprende a se relacionar com o mundo e pessoas. Em seu percurso de desenvolvimento, a imaginação torna-se um processo psicológico novo para a criança; representa uma forma especificamente humana de atividade consciente.

A atividade de brincar pode ser entendida como um processo que ajuda a criança em sua capacidade para interagir socialmente com outras crianças e/ou com os adultos. A criança é um ser no mundo que está em constante aprendizado e os seres com os quais ela se relaciona são facilitadores ou mediadores do seu aprendizado, assim como do seu desenvolvimento. Vigotski concebe o desenvolvimento como processo cultural e argumenta que todo funcionamento humano se origina e se transforma nas relações sociais. As brincadeiras acontecem na interação social dos seres humanos.

Os profissionais que atendem essas crianças devem buscar conhecimentos acerca das necessidades que elas possuem enquanto seres em desenvolvimento. E não apenas focar sua assistência nas questões relacionadas à patologia e seu tratamento. Precisam incluir o tema brincadeira/jogos no conjunto das orientações para os cuidados à criança no domicílio.

Escrito por Anna Karenina Gomes de Queiroz.