Sandra Fernandes da Costa
Coordenadora Pedagógica – Casa Durval Paiva
Crianças e adolescentes com câncer enfrentam as incertezas do diagnóstico, desde o aparecimento dos primeiros sintomas. Com isso, o estigma da doença provoca um desajuste emocional no interior da família, que, por um longo período, terá que lidar com o afastamento do seu filho dos espaços sociais, para enfrentar o tratamento, com um período prolongado de hospitalização.
Diante do novo contexto que eles necessitam serem inseridos, com uma rotina imposta por consultas, exames, internações e medicamentos, pode acarretar consequências educacionais a vida do estudante, voltadas para o baixo desempenho de aprendizagem e abandono escolar.
Entretanto, em virtude de minimizar as perdas educacionais, evitar a evasão escolar e garantir que crianças e adolescentes em idade escolar deem continuidade ao seu processo de escolarização, durante o tratamento oncológico, o setor educacional da Casa Durval Paiva, oferece um ambiente acolhedor, estimulante e facilitador de novas relações de aprendizagem, para os seus beneficiários, estudante da educação básica, regularmente matriculado na escola.
O serviço educacional ofertado pela Casa Durval Paiva tem o reconhecimento legal da Secretaria Estadual de Educação, por meio do Termo de cooperação Técnica, firmado entre as duas instituições, onde designa professores da rede estadual de ensino para fazer o acompanhamento pedagógico curricular dos estudantes nas Classes Hospitalar e Domiciliar da CDP.
Vale reforçar que, além das atividades curriculares, é também ofertado as atividades extracurriculares, a fim de compor uma rotina educacional diversificada e atrativa para os pacientes, dentre elas, aula de desenho, aula de informática, passeio terapia, educação e sorriso (com a odontologia), educando para nutrir (com a nutrição) e oficina de produção de audiovisual, como recurso de aprendizagem.
Nesse contexto, o estudante pode superar desafios e ampliar seu processo de aprendizagem, além disso, aperfeiçoar a criatividade, a autonomia e reestabelecer suas expectativas em relação ao futuro.
No atendimento pedagógico das Classes hospitalar e domiciliar da Casa Durval Paiva, buscamos elaborar ações que auxiliem o processo de escolarização dos estudantes, onde tais ações visam garantir a manutenção do vínculo com as escolas, por meio de um currículo flexibilizado e/ou adaptado, favorecendo o ingresso e a adequada reinserção ao grupo escolar correspondente.
Compreender a importância do papel da escola no processo de reinserção desse estudante, após a alta médica, faz com que eles sejam acolhidos como alunos capazes de dar continuidade ao processo educacional e, assim, sejam incluídos no meio social, de forma acolhedora e confortável. Pois, para eles, sair da Classe hospitalar para a escola, se configura como o começo de uma nova história.