Rilvana Campos Câmara
Coordenadora do diagnóstico infantojuvenil – Casa Durval Paiva
O câncer do SNC representa de 1,4 a 1,8% de todos tumores malignos no mundo. Cerca de 88% dos tumores de SNC são no cérebro, segundo o INCA, em 2020. Os tumores de SNC são bastante comuns em crianças, mas afeta também todas as faixas etárias.
O cérebro e a medula espinhal compõem o sistema nervoso central (SNC), então, quando apresentam um determinado grupo de células com um crescimento acelerado e desordenado, formando um nódulo, esse paciente pode ser diagnosticado com um tumor do sistema nervosos central.
As causas ainda são alvo de muitos estudos, porém, é uma doença multifatorial, ou seja, por alterações genéticas ou ambientais ou hereditárias.
Sinais e sintomas:
Diagnóstico:
Em caso de aparecimento desses sintomas procure um médico o mais rápido possível, para que sua suspeita seja diagnosticada a tempo.
Tratamento:
Remoção do tumor ou de fragmento de tecido para biopsia, após o resultado, o tratamento será feito por um oncologista clínico, com um planejamento de quimioterapia e radioterapia, além do acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.
Fiquem atentos aos sinais e sintomas em caso de suspeita procure um médico, seu filho tem até 80% de chance de cura, se for diagnosticado precocemente e tratado em um centro especializado.
Rilvana Campos Câmara
Coordenadora do diagnóstico infantojuvenil da CDP.
Referências:
https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-do-sistema-nervoso-central
https://www.accamargo.org.br/sobre-o-cancer/tipos-de-cancer/sistema-nervoso-central
https://www.rededorsaoluiz.com.br/clinica/centralclinic/sobre-o-cancer/tumores-pediatricos/tumores-do-snc
https://www.minhavida.com.br/saude/temas/tumor-cerebral