Uma estratégia de preparação da criança para o tratamento odontológico é a atividade lúdica, empregada, de modo geral, com a finalidade de reforçar o estabelecimento de uma relação inicial amigável entre paciente e dentista Na idade infantil, o lúdico tem uma importante finalidade pedagógica, possibilitando a criança aprender sobre o mundo, sobre as pessoas e sobre si mesma. Desta forma, o diálogo e as brincadeiras devem ser à base do relacionamento na odontopediatria.
É assim, diante da extrema sensibilidade infantil a linguagem e a comunicação não verbal que o lúdico se traduz como uma das formas mais eficazes de envolver a criança no processo preventivo das doenças bucais. Para evitar a evolução do medo usamos a técnica do falar-mostrar-fazer. O seu uso na primeira consulta reduz a associação de acontecimentos desagradáveis no contexto odontológico. Já a técnica da recompensa é capaz de reduzir a ansiedade, inclusive para a consulta seguinte. Oferecer brindes deixa na memória da criança uma lembrança agradável da consulta. É um dos instrumentos lúdicos que alcança ótimos resultados na melhora do comportamento, atuando de forma motivadora e de grande significância na redução da ansiedade.
A fim de facilitar a adesão das crianças que estão em tratamento oncológico ao tratamento odontológico, utilizamos o projeto Educação e Sorriso na Casa Durval Paiva para desmistificar a figura do dentista como ‘vilão’. Algumas atividades como fantoches, teatro, filmes e pinturas são desenvolvidas junto aos pacientes. As crianças já se vestiram até de dentista e atenderam os profissionais numa atividade divertida, onde a informação foi transmitida e posta em prática e o fator divertimento trouxe novas sensações, funcionando como reforço, pois a aprendizagem só se realiza a partir do desencadeamento de forças motivadoras.
Assim, a odontopediatria tem por princípio o uso primeiro do lúdico, em todas as suas manifestações, ultrapassando a dimensão da diversão e do lazer, no intuito de estreitar a relação paciente – odontopediatra. Esta aproximação do mundo da criança ocorre quando fica expresso, por meio das brincadeiras e dos jogos, aquilo que internamente está latente em si mesma, fazendo valer eficazmente a intervenção odontológica.
Eloisa Alexsandra Lopes
Dentista – Casa Durval Paiva
CRO/RN 3663