O atendimento educacional em um ambiente não convencional de ensino, como as casas de apoio e hospitais, necessita de um olhar mais atento do professor às metodologias aplicadas no processo de ensino aprendizagem.
Na educação, de maneira geral, tem-se adotado muitas práticas de ensino com caráter mais lúdico e também relacionado aos contextos de vida dos educandos, a fim de tornar o processo mais significativo e prazeroso. No atendimento hospitalar/domiciliar não poderia ser diferente.
Neste ambiente, o universo de aprendizagens se amplia à medida que o contato do aluno é mais próximo do professor. Por vezes, o atendimento acontece de maneira individualizada, o que potencializa o significado das ações educativas praticadas nesta vertente da educação.
Os conteúdos são trabalhos de forma a adequar as necessidades de cada aluno e isso traz resultados expressivos de conquistas que, dependendo do contexto e histórico de cada um, não seriam contemplados com tamanho significado pela escola regular.
Quando tratamos, por exemplo, do processo de aquisição das habilidades de leitura e escrita, as estratégias adotadas dirão muito sobre o desenvolvimento de cada educando. Pensando por esta perspectiva, teve início há alguns anos o trabalho com a produção de notícias elaboradas pelos alunos da classe hospitalar/domiciliar assistidos pela Casa Durval Paiva, objetivando desenvolver tais habilidades com a produção de textos que fazem correspondência com os acontecimentos vivenciados por cada um deles, tanto na Instituição, quanto nas suas próprias vidas.
Como forma de potencializar o trabalho já realizado e imergindo ao universo da tecnologia, foi adotada como ferramenta didático pedagógica o ‘blog’. Tal escolha se deu levando em consideração que, o uso do blog estimula o aprendizado extraclasse, o que no contexto de classe hospitalar tem bastante repercussão, quando o aluno pode participar mesmo não estando em sala de aula, incentiva a escrita coletiva, a autoria, o pensamento crítico, desenvolve a capacidade argumentativa, estimula a pesquisa e seleção de informações, se configura como um exercício de alfabetização digital, além de aproximar ainda mais o educando do professor, tornando a ‘troca’ mais consistente.
Com o uso do blog, pode-se inserir o conteúdo para os alunos mesmo que estejam hospitalizados, em suas casas, na Casa de Apoio, ou em qualquer outro ambiente, pois poderão participar ativamente da produção, sendo a utilização da tecnologia parceira no processo educativo. Possibilita-se o acesso ao conteúdo de forma mais atrativa e significativa para os alunos, ao passo que amplia a apreensão do conhecimento em diversas areas. Além disso, promove o trabalho multidisciplinar integrando as areas de pedagogia, psicologia, terapia ocupacional, marketing e informática, além da ampliação do espaço para divulgação dos projetos pedagógicos desenvolvidos dentro da sala de aula, como a exposição dos trabalhos de fotografia, desenho, material audio visual e ainda a inserção de produções de textos autorais e coletivos dos educandos.
Assim, o uso da ferramenta ‘blog’ permite que os alunos executem a proposta pedagógica em um espaço de ação coletiva, que promove a comunicação e a troca de experiências, envolvendo todos os participantes como autores e colaboradores do processo de construção e manutenção da ferramenta, cuja proposta é realizar a produção de um mini jornal digital, alimentado semanalmente, com a premissa principal de promover o entretenimento e a troca de experiências, envolvendo os alunos/pacientes no processo pelo qual são sujeitos formadores de opinião e críticos de todo material elaborado e publicado.
Escrito por Gabriella Pereira do Nascimento – Coordenadora – Pedagógica.