Os erros na alimentação de quem tem câncer

Os erros na alimentação de quem tem câncer

Os erros na alimentação de quem tem câncer

Patrícia Lino

Nutricionista Casa Durval Paiva

CRN 35921

Comer bem, durante o tratamento oncológico, não é sinônimo de restrição. Se você aprende a escolher bem os alimentos e desenvolver um padrão alimentar saudável, você reduz o risco da doença e contribui com uma melhor resposta ao tratamento. De acordo com o INCA, a alimentação inadequada é a segunda maior causa de câncer, que poderia ser evitada, perdendo apenas para o cigarro.

Os produtos ultraprocessados, normalmente, já estão prontos para consumo, como é o caso dos salgadinhos, embutidos, alimentos congelados ou fast-food. Por conta disso, eles têm elevados níveis de conservantes, açúcar, gordura e sal, o que é extremamente prejudicial para a saúde das células do organismo.

As bebidas muito adoçadas, como refrigerantes ou sucos de caixinha, também, não são as mais indicadas. Os pacientes com câncer precisam evitar o consumo de carnes processadas, como presunto, mortadela, bacon, salsicha, salame, entre outros.

Alimentos feitos com fritura, geralmente, são mais gordurosos e apresentam altos níveis de colesterol. Então, além de facilitarem o sobrepeso, também podem aumentar o índice de colesterol ruim no sangue. Existem outras maneiras de preparar seus alimentos, que podem ser cozidos, assados ou grelhados. Para dar um sabor especial, você pode investir em temperos naturais, como orégano, alecrim, cebolinha, coentro, entre outros.

Ter uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, evitando os alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou para aquecer, bebidas adoçadas, entre outros, pode prevenir o câncer.

A alimentação deve ser saborosa, respeitar a cultura local, proporcionar prazer e incluir alimentos regionais. Além disso, ser fisicamente ativo, manter o peso corporal adequado e não consumir bebidas alcoólicas, ajudam a evitar a doença.

As evidências científicas mostram que o consumo de frutas, legumes e verduras confere grande proteção contra o câncer. O consumo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de pelo menos cinco porções diárias de frutas e vegetais, em torno de 400 gramas por dia, diz a oncologista clínica Juliana Alvarenga Rocha.

REFERÊNCIA:

https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/causas-e-prevencao-do-cancer/alimentacaohttps://peitoaberto.org.br/alimentos-que-devem-ser-evitados-durante-tratamento-cancer/#