O osteosarcoma ou sarcoma osteogênico é o tipo mais comum de câncer, que se desenvolve nos ossos. Ele acomete crianças e adolescentes, sendo, este último, o grupo etário mais prevalente, mas pode ocorrer em qualquer idade. É um tipo de câncer maligno e agressivo.
Em crianças e adolescentes, o osteossarcoma se desenvolve em áreas de crescimento do osso, como as extremidades dos ossos longos. A maioria destes tumores se origina no fêmur, tíbia ou úmero, mas, podem acometer outros ossos como os da pelve, ombro e mandíbula.
Sinais e Sintomas:
Diagnóstico:
O diagnóstico pode ser feito através de um Raio X para poder confirmar ou descartar a suspeita de tumor ósseo. Os exames que costumam ser solicitados nesses casos incluem ainda cintilografia, tomografia ou ressonância magnética e tomografia por emissão de pósitrons (PET-CT). Para definição de diagnóstico deverá ser feito uma biopsia.
Tratamento:
O tratamento começa com quimioterapia neoadjuvante, realizada antes da cirurgia, reduzindo assim o tumor e facilitando a cirurgia conservadora, para preservação do membro. Após a cirurgia, retorna a quimioterapia, para continuação do tratamento.
Fiquem atentos aos sinais e sintomas, geralmente a dor do paciente, por ser adolescente, é muito confundida com a “dor de crescimento””, o que retarda o diagnóstico. Então, em caso de suspeita procure um médico, seu filho tem até 80% de chance de cura, se for diagnosticado precocemente e tratado em um centro especializado.
Rilvana Campos Câmara
Coordenadora do diagnóstico do câncer infantojuvenil da CDP.
Referências:
http://rbo.org.br/detalhes/234/pt-BR
Por Rilvana Campos Câmara – Coordenadora do diagnóstico precoce da CDP