RESPONSABILIDADE SOCIAL E CAMPANHAS DE COMBATE AO CÂNCER INFANTO-JUVENIL – 2011

RESPONSABILIDADE SOCIAL E CAMPANHAS DE COMBATE AO CÂNCER INFANTO-JUVENIL – 2011

RESPONSABILIDADE SOCIAL E CAMPANHAS DE COMBATE AO CÂNCER INFANTO-JUVENIL – 2011

 

Responsabilidade social é um conceito que tem sido mais utilizado para empresas e corporações, tanto que é comum vermos o termo por completo: “Responsabilidade Social Corporativa” ou “Responsabilidade Social Empresarial”. Neste conceito também estão incluídas as empresas estatais. Diz respeito a uma ética das empresas em relação, sobretudo, ao meio social em que ela atua, como por exemplo, a comunidade de seu entorno, seus consumidores e o ambiente político.

Infelizmente, muitos ainda confundem o conceito com filantropia. A filantropia remete a ações externas e pontuais das organizações empresariais, em benefício de determinada comunidade ou grupo empresarial enquanto a responsabilidade social tem um objetivo estratégico e está incorporada a cadeia de negócios da empresa.

No caso de Campanhas de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil, que chama a atenção para um problema até pouco tempo desconhecido da maioria das pessoas, o espaço incorporado pelas empresas potiguares à divulgação da importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil tem aumentado expressivamente no Rio Grande do Norte e tem trazido à consciência a desmistificação quanto à doença e que o câncer pode ser curado. Movimentos são realizados durante o ano, em parceria com essas empresas e a sociedade em geral, possibilitando assim, além da qualificação de equipes multidisciplinares e de médicos especializados na atenção aos sinais e sintomas reclamados pelas crianças e adolescentes, a massificação da informação com a distribuição de folheterias, inserção dos sinais e sintomas em contas de eletricidade, em lâminas bandeja distribuídas em restaurantes e em divulgações nas principais mídias TV e rádio, que proporcionam alcance aos lugares mais remotos do Estado.

Diante do exposto, as empresas estão agregando um valor que não tem em vista exclusivamente o retorno financeiro com seu produto. O consumidor reconhece a atuação dessas empresas na área de responsabilidade social e esta atuação, por sua vez, resulta num comprometimento maior dos funcionários dessas empresas em relação às comunidades que vivem em áreas próximas.

*Rosângela Zanquetta é especializada em marketing e atua na Casa de Apoio a Criança com Câncer Durval Paiva.