ROTINAS PEDAGOGICAS NECESSARIAS ÀS CRIANÇAS E AOS ADOLESCENTES COM CÂNCER – 2011

ROTINAS PEDAGOGICAS NECESSARIAS ÀS CRIANÇAS E AOS ADOLESCENTES COM CÂNCER – 2011

ROTINAS PEDAGOGICAS NECESSARIAS ÀS CRIANÇAS E AOS ADOLESCENTES COM CÂNCER – 2011

A rotina pedagógica e a organização do espaço escolar durante vários séculos eram tarefas feitas pela escola tendo o professor como autoridade e detentor único do saber na sala de aula. Porém, a partir do século XIX e do século XX se estabelecessem novas formas de pensar a educação e a organização do “saber” e do “fazer” para a escola na perspectiva de formar homens e mulheres mais participativos e autônomos.

Esta nova forma de pensar a formação pressupõe também nova forma de organização do espaço escolar, bem como, as forma de ensinar e aprender, transformando as rotinas e organização da escola como ponto importante para o desenvolvimento e aprendizagem dos aprendentes e ensinantes.

Nesta perspectiva, a SAP – Sala de Apoio Pedagógico da Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva desenvolve o seu trabalho organizando o seu espaço educacional a partir de uma rotina pedagógica de ações com foco na participação, na pesquisa, na constatação e na experimentação, baseado na arte, tendo como fonte do aprender e do ensinar a cultura letrada, como também à cultura advinda da história de vida dos seus participantes.

Neste sentido, a organização deste espaço educativo e a rotina pedagógica da SAP promovem à interação e o entrosamento das crianças e adolescentes na perspectiva de criar situações de socialização do conhecimento em atividades coletivas, oportunizando a construção do conhecimento dos conteúdos cientificamente construídos, valorizado a participação de cada um, para que os mesmos possam ter consciência de suas atividades no individual e no coletivo.

Os momentos designados para a organização deste espaço são feitos em roda de conversa permitindo a este publico a liberdade de escolha, bem como, a oportunidade de reflexão acerca das atividades oferecidas pela instituição.

Durante a elaboração da rotina pedagógica é organizado o que fazer, como fazer, qual o espaço que será usado, o que é preciso para ser realizada cada atividade, e qual o objetivo para o aprendizado do grupo, assim è proporcionado aos alunos/pacientes a construção de  uma consciência da situação que será vivenciada e para que se deve ter o aprendizado que está sendo almejado por cada ação desenvolvida.

O espaço pedagógico e a rotina têm um papel fundamental na escolaridade e na formação pessoal de cada aluno/paciente que perpassa pelo espaço da SAP – Sala de Apoio Pedagógica, principalmente na parceria com as escolas em que este público está matriculado.

Todas as tarefas advindas da escola têm o seu momento especifico de realização, porem, são planejadas outras atividades para complemento desta formação, como as oficinas de musicas, teatro, contação de histórias, produção de jornais para divulgação e comunicação das atividades da sala, festas, Passeio terapia, aniversariantes do mês, comunicações dos projetos culturais (culminância), trabalhos de arte educação e projetos interdisciplinar juntamente com outras ações desenvolvidas pela Casa.

Todo este trabalho é desenvolvido para transformar o dia a dia do aluno/paciente em um modo de viver mais alegre e participativo e, deste modo, a rotina pedagógica organiza as atividades na Sala de Apoio Pedagógico em ações proporcionando o hábito de aprender e de ensinar em um trabalho prazeroso, dinâmico e interessante, buscando promover uma educação que permita o compartilhamento de saberes, do conhecimento de mundo e a prática do exercício da cidadania.

Escrito por Josileide Silveira.