Sandra Fernandes da Costa
Coordenadora Pedagógica da Casa Durval Paiva.
A didática multissensorial é muito bem definida pelo espanhol Miquel Albert Soler (1999) como um método pedagógico para o ensino e aprendizagem que utiliza todos os sentidos humanos possíveis para captar informações do meio que nos rodeia, igualmente válida para alunos com e sem deficiência visual.
O processo de inclusão se inicia ao inserir não apenas o deficiente visual na escola, mas vai além da possibilidade de inserir pessoas com deficiências no convívio comum, é a mudança no pensamento dos alunos e em suas atitudes, é ter o processo de inclusão como algo natural, normal para todos e não um mecanismo aplicado e visto como objeto de estudo pontual.
Sabe-se que crianças e adolescentes aprendem melhor quando as informações são processadas por mais de um sentido ao mesmo tempo. Esse tipo de estímulo multissensorial auxilia no desenvolvimento físico, cognitivo, social, emocional e da linguagem.
Dessa forma, os cinco sentidos (tato, audição, visão, paladar e o olfato) podem atuar como canal de entrada de informações importantes. Partindo de uma perspectiva de inclusão e vivência sensorial, a classe domiciliar da Casa Durval Paiva, apresentou aos alunos que se encontram em tratamento médico, a sala das sensações: uma sala montada com diferentes estímulos, para o aluno percorrer a trilha dos sentidos.
Os materiais que compunham a trilha eram objetos de diferentes formas, texturas e cheiros, além de sons representando um ambiente com a presença de águas correntes, aves e vozes das mães ao fundo. Durante a trilha os estudantes ficaram descalços e com os olhos vendados, visando assim, despertar os sentidos do olfato, tato e audição.
Vendar os participantes foi à forma encontrada para colocar o sujeito e o coletivo em situação de desconhecimento para despertar os demais sentidos pouco estimulados. Em geral, esta ferramenta tem um forte apelo à construção do conhecimento através do uso pleno dos nossos sentidos, o que de certa forma permite uma vivência, na maioria dos casos, marcante.
Considera-se que vivenciar a atividade proposta pelo projeto pedagógico: “Despertando sentidos no mundo das sensações” através da sala das sensações, possibilitou aproximar e trabalhar uma dinâmica de inclusão, por causar nos participantes sensações tanto físicas, quanto emocionais, por isso, é considerada uma ferramenta de extrema relevância.