Uso do antibiótico de forma correta

Uso do antibiótico de forma correta

Uso do antibiótico de forma correta

As superbactérias ocorrem quando os antibióticos são utilizados de forma errada. Isso acaba selecionando as bactérias e deixando-as mais resistentes, o que promove o aparecimento da resistência bacteriana. A resistência bacteriana causada pelo uso indevido do medicamento é uma preocupação mundial. Os antibióticos existem com a finalidade de tratar e combater infecções. O uso incorreto pode promover o agravamento de saúde do paciente, levando-o a óbito. Durante o tratamento, deve ser respeitado o tipo do medicamento a ser usado, os horários e a quantidade de dias.

Em vários países tem-se adotado um critério de controle maior no que se refere ao tratamento com antibióticos, para que seja evitada a seleção das bactérias e os médicos fiquem sem opção de tratar os pacientes. Devido à resistência das bactérias, a partir de 2010 os antibióticos passaram a ter um maior critério, para evitar a automedicação e prevenir tratamentos incompletos ou errados.

A receita passou a ser receituário especial branco em duas vias, onde deve conter os dados do paciente, data, carimbo e assinatura do profissional que prescreveu. O uso incorreto e incompleto desse tipo de medicamento pode trazer danos ao paciente, fazendo com que ele adoeça de forma mais grave, por isso, é importante que se tome a quantidade correta. O tratamento não pode ser interrompido e só deve ser feito com autorização médica.

A venda de antibióticos no Brasil é acompanhada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a fiscalização de competência das vigilâncias sanitárias nos estados e municípios. Os antibióticos só podem ser comercializados mediante a prescrição médica e a receita tem validade de 10 (dez) dias a contar da prescrição. Essa medida foi determinada para segurança dos pacientes, dessa forma, contribui para a diminuição da automedicação; o tratamento contra as bactérias será eficaz e haverá um controle maior e monitoramento melhor da eficácia dos tratamentos com antibióticos; fazendo com que o paciente realize a conduta de forma correta e use todas as doses conforme a prescrição, impedindo assim o aparecimento de novas bactérias.

Na Casa Durval Paiva a dispensação dos antibióticos é realizada pela farmacêutica, onde são dadas as devidas orientações e esclarecimentos, pois tanto os pacientes oncológicos, quanto os hematológicos usam esse medicamento por longo tempo, em alguns casos, o uso pode ser diário.

A adesão terapêutica do uso do antibiótico é muito importante pois combate as infecções e impede que o paciente tenha algum tipo de resistência a antibióticos. No ato da dispensação, o acompanhante assina uma ficha que contêm os dados do medicamento dispensado e as orientações em relação ao uso do mesmo, dessa forma, a farmacêutica tem como monitorar se o paciente está usando o medicamento da forma correta. Pela data da dispensação e a quantidade de medicamento dispensada, pode-se monitorar a data da próxima entrega.

 

Isabelle Resende

Farmacêutica – Casa Durval Paiva.

CRF 2541