Cuidados odontológicos antes do tratamento oncológico

A quimioterapia, na oncologia pediátrica, é uma modalidade terapêutica amplamente utilizada, isoladamente ou associada à radioterapia e cirurgia. Ela atua nas células, com alto índice de renovação celular, buscando células malignas e causando leucopenia (diminuição dos leucócitos), plaquetopenia (diminuição de plaquetas) e anemia.

O tratamento prejudica a renovação da mucosa oral, alterando a integridade e gerando a mucosite oral (inflamação da mucosa) e microbiota bucal do fluxo salivar. A boca torna-se, então, uma porta de entrada para infecções, piorando o estado geral do paciente, podendo atrasar ou inviabilizar o tratamento oncológico.

A atuação odontológica previa à quimioterapia é importantíssima, para remover todos os focos infecciosos, visto que, as crianças são propícias a complicações bucais, três vezes mais que os adultos, em torno de 40%, e aumenta para 90%, em crianças com menos de 12 anos.

O planejamento do tratamento odontológico, mediante essas complicações, deve enfatizar a orientação e o treinamento em higiene bucal para cuidadores, família e pacientes, que devem ser orientados às possíveis complicações orofaciais e à sua possibilidade de prevenção ou redução.

A adequação odontológica é o ideal, no sentido de eliminar focos instalados, tratar fontes de traumatismos como aparelhos ortodônticos (remoção), biofilme, cálculo (tártaro), dentes ou restaurações fraturadas e dentes decíduos, em fase de esfoliação, são fundamentais para evitar processos infecciosos locais com potencial de bacteremia, dor ou sangramentos, durante o tratamento oncológico.

A orientação aos pais sobre a dieta, controle da ingestão de alimentos cariogênicos, é importantíssima. Muitas crianças voltam a se alimentar por meio de mamadeiras, por dificuldade de deglutir, inapetência e até mesmo, por regressões emocionais. Daí a importância de trabalhar junto à nutrição.

As radiografias devem ser indicadas de forma criteriosa, devido a radiação, restringir ao máximo a exposição dos pacientes pediátricos. Caso seja necessário, as radiografias periapicais e panorâmicas podem ser indicadas.

Os materiais restauradores mais indicados são as resinas compostas e ionômero de vidro, este material libera flúor, aumenta o teor de flúor da saliva e diminui a colonização bacteriana na cavidade oral, aumentando a proteção dos dentes. A utilização de selantes com flúor, se faz importante para os pacientes com atividade de cárie. O flúor pode ser aplicado através de moldeiras descartáveis ou friccionando-o com a escova sobre os dentes. Os vernizes fluoretados são outra opção para a prevenção da cárie.

Por Simone Norat Campos - Dentista Casa Durval Paiva - CRO/RN 1784

Artigos Relacionados