A Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva atua, há 29 anos, acolhendo crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas e seus familiares, antes, durante e após tratamento, buscando a cura, contribuindo para o resgate da cidadania, dignidade e a qualidade de vida. Ao longo dessa trajetória, já assistiu 2.000 crianças e adolescentes de 156 municípios do RN e de 39 municípios de outros estados do Brasil.
Durante a permanência na Casa Durval Paiva, tanto o paciente, quanto o núcleo familiar, acessam serviços de saúde: assistência social; farmácia; fisioterapia; nutrição; odontologia e psicologia. Atenta ao elevado número de óbitos de crianças e adolescentes por câncer, a Casa Durval Paiva atua fortemente na busca pelo diagnóstico na fase precoce da doença, capacitando profissionais da saúde e da educação no RN.
Na assistência social: para combater a fome e a desnutrição, a instituição distribui cestas básicas e refeições. Além de hospedagens, realizadas no sistema day-use ou temporada. Além disso, para essa criança ou adolescente com vulnerabilidades sociais, econômicas, ambientais, psicológicas e biológicas, o Projeto Vida oferece aos pacientes e suas famílias o acesso à moradia adequada e, por conseguinte, condições habitacionais, que visam uma melhor resposta ao tratamento, na perspectiva da construção de condições mais justas e igualitárias. Ao longo da sua atuação, foram construídas 115 casas e 150 reformadas.
Ampliando sua atuação para além da saúde e da assistência social, a Casa Durval Paiva, também, é credenciada como escola, pela Secretaria de Educação do Estado, e atua em conjunto com a escola regular do aluno, a fim de garantir a escolarização curricular dos pacientes. A Classe Domiciliar e a Classe Hospitalar são responsáveis por atividades curriculares e extracurriculares para todos os meninos e meninas ativos em nossa instituição.
Preocupada com todo o núcleo familiar dos pacientes ativos, a Casa Durval Paiva tem pilares voltados para as fundamentações do desenvolvimento profissionalizante dos adolescentes e familiares do entorno, com forte viés no empreendedorismo, sobretudo, do empoderamento feminino, visto que, a maioria dos pacientes são acompanhados por mães e, em sua maior parte, solteiras. Nesse sentido, dispõe da Casa dos ofícios, que promove cursos nas áreas de Empreendedorismo, Gastronomia, Saboaria, Design Gráfico, Montagem e manutenção de micro, Estética e Beleza, Costura criativa, entre outros. Essa área gera renda para as produtoras, pois a cada produto ou serviço vendido, 50% do valor é destinado para quem produz.
Para continuarmos aperfeiçoando nossos serviços, iniciou-se uma obra que será destinada para ampliação do Bazar do Caquito – uma das fontes de receita da instituição e, também, para as salas das oficinas da Casa dos Ofícios.
Todas essas ações e os resultados apresentados são frutos de doações e parcerias de pessoas físicas ou jurídicas, que confiam e depositam na Casa Durval Paiva o crédito de fazermos o melhor, por uma parcela da população norte-rio-grandense que tem fragilidades e necessidades.
Acolher a criança e o adolescente com câncer e doenças hematológicas crônicas e seus familiares, antes, durante e após o tratamento, buscando a cura, contribuindo para o resgate da cidadania, dignidade e a qualidade de vida.
Ser referência na excelência do acolhimento e nas práticas de promoção do diagnóstico precoce.
Tornar evidente para todos os stakeholders (beneficiários, doadores, parceiros, voluntários, conselheiros, diretoria, fornecedores, colaboradores e comunidade em geral) as ações realizadas na instituição, bem como à aplicação/destinação dos recursos financeiros e não financeiros aportados na CDP.
Atuar com efetividade e integralidade na prestação dos serviços; com proatividade nas soluções de problemas, seja com pacientes e acompanhantes, seja com doador, seja com parceiros ou fornecedores, objetivando alcançar a satisfação dos beneficiários no atendimento de suas demandas.
Agir com lisura, respeitando as leis, as normas institucionais, os códigos específicos da profissão, e manter uma conduta ilibada, não prejudicando a outrem por meio de seu exercício profissional nem agindo visando unicamente o benefício próprio.
Operar com capacidade e consciência quanto aos atos que pratica no ambiente de trabalho, e especificamente, em relação às atividades que desempenha na CDP.
Agir com respeito as normas estabelecidas na instituição, tratando a própria instituição com zelo, atenção e consideração, bem como as pessoas que circundam (pacientes, acompanhantes, visitantes, doadores, diretores, conselheiros e demais colaboradores).
Atuar em conformidade com as atribuições assumidas com a instituição em relação às atividades que desempenha, visando atender a missão e a visão institucional.
Celebramos e nos orgulhamos dos prêmios conquistados pela Casa Durval Paiva, símbolos do sucesso de nossa missão.
Acompanhe nossas contas, balanços e relatórios para uma visão detalhada do impacto de nossa atuação.
Explore os detalhes que fazem nossa Casa. Conheça nossa dedicada equipe, os setores que compõem nossa estrutura, a história que nos moldou e os princípios e diretrizes em nosso estatuto.